segunda-feira, 4 de junho de 2012

Chá Verde
É conhecido pelas excelentes propriedades terapêuticas. Ao contrário do chá preto, o chá verde não é fermentado e é considerado uma verdadeira fonte de ingredientes necessários ao bom funcionamento do organismo:
1 – Antioxidantes
2 – Vitaminas: C, B1, B2 e K
3 – Minerais: manganésio, potássio, ácido fólico


Benefícios

Nos últimos tempos, estudos científicos vieram confirmar que as propriedades antioxidantes do chá verde são eficazes no combate ao cancro, nomeadamente do estômago, dos pulmões e do fígado.
É especialmente indicado para prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares-cerebrais. Fortalece os vasos sanguíneos e reduz o colesterol. Ajuda a digestão e diminui os níveis de gordura no sangue. Por isso, é ingerido por pessoas que querem reduzir o peso. Pode ser usado para limpar feridas, infecções causadas por fungos e para combater bactérias da boca. Estudos recentes demonstraram também que aumenta a capacidade de concentração. Em épocas remotas, monges e religiosos orientais bebiam chá verde antes ou depois de longos períodos de meditação.
Tipos de chá verde:

§  Sencha: é o chá verde mais conhecido e usado no Japão
§  Bancha: feito de folhas grandes, especialmente colhidas no Verão e Outono
§  Hojicha: preparado com chá Bancha torrado
§  Genmaicha: mistura de arroz torrado com folhas de Bancha ou Sencha
§  Gyokuro / Kabusecha: é o chá verde mais caro. A sua produção implica que não fique exposto ao sol
§  Maccha: é o tipo utilizado nas tradicionais cerimónias do chá no Japão. É produzido do mesmo modo que o Gyokuro. Depois é submetido a processos de vaporização. Por fim, é reduzido a um pó muito fino
§  Gunpowder: numa tradução à letra significa “pólvora”. Recebe este nome por ter uma aparência de pequenos grânulos de folhas de chá enroladas que “explodem” – ou melhor abrem – em contacto com a água.

Para mais informações consultar: